Avaliação do Toyota Corolla
Na nossa avaliação do Toyota Corolla, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Toyota Corolla.
As linhas da Toyota costumam ter uma longa historia e o Corolla, subcompacto de luxo da marca japonesa, não é diferente.
Diferentes gerações
O lançamento do primeiro Corolla ocorreu em 1966 no Japão, sendo rapidamente exportado para Austrália e Estados Unidos.
O carro era equipado com motor 1100 cilindradas e contava com uma versão fastback (mais curta que o sedã) chamada Sprinter.
Posteriormente, em 1970 o carro recebe linhas mais curvilíneas e novos motores de 1400 e 1600 cilindradas como a segunda geração do Corolla, que continuava a venda apenas no Japão, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Já em 1974, seguindo o ciclo de atualização preferido pela Toyota na época, a terceira geração surge maior, mais pesada e mais arredondada devido a inclusão de proteções contra impacto laterais nas portas.
A quarta geração do modelo marca o retorno ao visual quadrado, de linhas retas, que seria característico dos automóveis na década de 1980.
Pela primeira vez torna-se disponível, como opcional, a injeção eletrônica de combustível, aumentando a potência e o desempenho dos motores 1.1l e 1.2l com dupla carburação.
Em 1983, a quinta iteração do Corolla passa a utilizar tração dianteira em quase todas as versões, enquanto que a próxima versão do modelo, lançada em 1987, volta a ganhar formas arredondadas e começa a destacar o Corolla como um subcompacto de luxo.
Importação para o Brasil
Em 1991 marca o abandono da carburação em favor da injeção eletrônica de combustível na linha Corolla e o carro começa a adquirir as formas que o tornaram mundialmente famoso.
É esta geração que começa a ser importada para o Brasil em 1992 com a abertura do mercado.
Além disso, devido à sua beleza e excelente desempenho, essa geração conquistou um lugar especial no mercado nacional.
Logo após isso, a fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo, começa a produzir o modelo em território brasileiro.
O final do milênio ainda conheceu a oitava geração do carro, lançada em 1995.
Essa foi a primeira linha da Toyota a ser adaptada especificamente para os mercados em que estava disponível, recebendo alterações cosméticas de acordo com o gosto de cada país.
Também foi a primeira a utilizar motores com bloco em alumínio, tornando os Corollas produzidos a partir de 1998 mais leves que seus antecessores.
Em 2000 a Toyota altera ainda mais o visual do modelo, com perfil mais aerodinâmico e arrojado, além de mais longo e confortável.
Além das alterações cosméticas, o Corolla recebeu mais tecnologia, como ABS com EBD e motor 1.8l bicombustível.
Em contrapartida, ao contrário de outros motores flex, essa versão entregava a mesma potência final com etanol ou gasolina.
Entre 2006 e 2012, a Toyota produz a décima geração do Corolla, novamente redesenhada para se adequar à nova plataforma MC.
Era mais larga que a anterior e que esteve disponível no Brasil a partir de 2008, produzida nacionalmente, com motores de 1.6l e 1.8l Flex.
Geração atual
A geração atual do Corolla começou a ser vendida mundialmente em 2013, com novo design e novas opções mecânicas.
Foi considerado o carro mais vendido no mundo desde 1974, com mais de 40 milhões de veículos em circulação, superando até mesmo o Fusca (Volkswagen).
Portanto, a décima primeira geração do Corolla tornou-se referência no Brasil em termos de sedã.
Com 4,6 m de comprimento e 2,7 m entre os eixos, 1,5 m de altura e 1,8 m de largura, tem muito espaço sem perder conforto.
O porta malas recebe até 470 litros de bagagem e o tanque de combustível comporta até 60 litros.
A linha conta com duas opções de motorização: o 1.8l Dual VVT-i 16V DOHC Flex e o 2.0l Dual VVT-i 16V DOHC Flex.
O motor 1.8l Dual VVT-i 16V DOHC Flex gera 144,1 cv com etanol ou 132 cv com gasolina.
Em contrapartida, o motor 2.0l Dual VVT-i 16V DOHC Flex entrega 153 cv com etanol ou 142 cv se abastecido com gasolina.
A transmissão pode ser manual com seis velocidades ou automático Multidrive CVT com modo sequencial de 7 marchas.
Todas as versões do Corolla contam com:
1. sistema de partida a frio sem sub-tanque
2. direção eletroassistida progressiva EP
3. freios ABS com EBD
4. ar condicionado
5. ajustes dos bancos do motorista e do passageiro
6. computador de bordo
7. regulagem elétrica dos espelhos retrovisores externos.
Versões do Corolla
As versões disponíveis no mercado nacional são a GLi, a XEi, e a Altis.
Corolla GLi
A versão GLi entrega o pacote básico do Corolla e utiliza o motor 1.8l. Além disso, pode ser equipada com o câmbio automático Multidrive CVT.
Nesse caso, é possível também, incluir bancos de couro, banco traseiro bipartido 60/40, sistema de áudio compatível com MP3, AAC, WMA, além de CD e rádio AM/FM.
Corolla XEi
A composição intermediária XEi, com motor 2.0l e transmissão automática, pode receber ar condicionado digital no lugar do equipamento manual de série.
Além disso, conta também com espelho retrovisor interno antiofuscante eletrocrômico, espelhos externos retráteis, modo de direção Sport, sistema multimídia com GPS e TV digital integrados em uma tela LCD de 6,1”, controles de áudio, telefonia e computador de bordo no volante.
Corolla Altis
Por fim, no topo de linha está a versão Altis, que ainda dispõe de ajustes elétricos de altura, distância, inclinação no banco do motorista, controle de velocidade de cruzeiro e sistema Smart
O motor é o 2.0l com transmissão automática e Paddle Shift no volante, além do modo de direção Sport de série.
Apesar da grande potência entregue pelos motores com tecnologia de comando de válvula VVT-i, tanto a versão 1.8l quanto a 2.0l surpreendem pelo baixo consumo de combustível.
Um Corolla GLi com o 1.8l Dual VVT-i 16V DOHC Flex percorre até 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada se abastecido com etanol, e 11,4 km/l urbanos e 13,2 km/l rodoviários com gasolina.
Já o motor 2.0l Dual VVT-i 16V DOHC Flex que movimenta as outras versões do Corolla rende até 7,2 km/l em ruas e 8,8 km/l em rodovias com etanol, ou 10,6 km/l na cidade e 13,2 km/l fora dela quando abastecido com gasolina.
Manutenção e durabilidade
A Toyota é é uma das marcas mais confiáveis em termos de durabilidade de seus veículo.
Portanto, isso se reflete no custo de manutenção dos carros, que raramente precisam visitar a oficina para além das revisões periódicas e verificações de segurança.
Ainda que o custo das peças e do serviço em um Corolla não seja dos mais baixos, a frequência com que isso é necessário é muito baixa.
Como resultado, em virtude da fama de segurança, do relativo luxo do carro (que não é o topo da linha Toyota, ao qual é ocupado pelo Camry), economia e robustez, o Corolla 2016 é um dos sedãs com melhor preço de revenda no mercado nacional.
Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Toyota Corolla.
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