Avaliação do Volkswagen Saveiro
Na nossa avaliação do Volkswagen Saveiro, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Surgida nos anos 1980 e baseada no Gol, a Saveiro completou a família de derivações do carro chefe da Volkswagen para competir com Pampa (Ford) e Fiorino (Fiat) no mercado de utilitários leves.
Equipada com o motor Boxer 1.6l refrigerado a ar do Gol que serviu de base ao seu projeto, a picape leve da fábrica alemã era confiável e poderosa, mas defasada tecnologicamente em relação à competição.
Apenas em 1985 o modelo recebe um motor refrigerado a água comparável ao utilizado por outros veículos da categoria.
Se manteve assim, como o utilitário leve mais vendido do Brasil até 2002, quando a Strada (Fiat) tomou seu posto.
Assim como o Gol, a Saveiro também passou por inúmeras reestilizações e teve várias gerações. Sempre acompanhando o modelo base da linha, tanto em termos de mecânica quanto em estilo e visual.
Competindo atualmente contra Strada e Montana (Chevrolet), a Saveiro passou por uma reformulação total em 2009 tentando voltar a se destacar no mercado e sair da terceira posição em vendas.
Caracteristicas Gerais da Saveiro
A Saveiro mede 4,5 m de comprimento com distância de 2,7 m entre os eixos, 1,7 m de largura e 1,5 m de altura e pesa 1020 kg descarregada.
O motor é o MFI 1.6l Flex que entrega até 104 cv abastecido com etanol ou 101 cv com gasolina no tanque e a transmissão é manual com 5 velocidades.
Freios a disco nas 4 rodas, com ABS obrigatório com EBD, são um dos diferenciais, já que outros utilitários leves ainda utilizam tambores nas rodas traseiras.
O compartimento de carga varia de capacidade de acordo com o tamanho da cabine, que pode ser simples (CS), estendida (CE), ou dupla (CD).
Respectivamente, a caçamba de cada configuração comporta até 924l, 734l, e 580l.
O tanque de combustível armazena até 55 litros e tanto a cabine simples quando a estendida comportam até 2 ocupantes. Enquanto a cabine dupla tem espaço suficiente para 5 pessoas em seu interior.
Versões da Saveiro
As versões da Saveiro compreendem 5 linhas diferentes, com modelos configurados com mais, ou menos espaço na cabine.
São indicados pelas siglas após o nome da linha, estas: Startline, Trendline, Highline, Cross, e Surf.
A linha mais básica, Startline, só dispõe da configuração em cabine simples.
É equipada com banco do motorista com ajuste de altura, air bag para motorista e passageiro, ganchos para amarração de carga, direção mecânica, rodas de aço aro 14 e suspensão elevada.
As versões Trendline CS, CE e CD acrescentam ao pacote básico.
Isso inclui alerta de faróis acesos Comfort Blinker, para facilitar a indicação de mudança de pista.
Além dessa, a direção hidráulica, santantônio com função de aerofólio, sistema de amortecimento na tampa traseira, protetor de caçamba, ESS para alerta em frenagens bruscas e vidros elétricos.
Highline Cabine Dupla
A Highline cabine dupla, única configuração disponível para a versão mais completa da Saveiro, tem sistema de som com rádio AM/FM. Constituindo também CD-player, bluetooth, entradas USB e auxiliar, altofalantes e tweeters instalados.
Além disso, conta com sistema de alarme com comando remoto, ar condicionado, faróis duplos com máscara escurecida, computador de bordo I-System com Eco-Comfort, grade protetora da janela traseira e janelas basculantes na parte posterior da cabine.
A sequência Cross, CE ou CD, é mais arrojada que as versões padrão Volkswagen e oferece ao consumidor o mesmo pacote da Highline.
Essa sequência é acrescida de palhetas do limpador de para-brisas Aerowischer. Com sensor de estacionamento traseiro Park Pilot, capota marítima e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade.
Além disso, conta com espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico com função Tilt-Down no lado do passageiro.
Também, luzes indicadoras de direção integradas, faróis auxiliares para neblina ou longo alcance, vidros laterais e janelas com isolamento térmico.
A Saveiro Surf CS compartilha os equipamentos da versão Cross, com exceção dos sistemas complementares dos freios.
Substitui assim, a capota marítima pela rede de retenção para carga e as molduras pelo revestimento parcial com couro sintético, além de incluir iluminação na caçamba.
Existe uma certa variação na medição de consumo das diferentes versões da Saveiro em virtude das diferenças de carga que o mesmo motor MFI 1.6l Flex encara.
Em média, portanto, a Saveiro percorre até 7 km/l na cidade e 8 km/l na estrada quando abastecida com etanol ou 10 km/l urbanos e 12 km/l rodoviários com gasolina no tanque.
Competidores
Em relação a seus competidores, isso coloca a picape da Volkswagen a frente da Montana quando se queima etanol. Independente do cenário de rodagem e praticamente em igualdade com a Strada em qualquer situação de combustível ou tipo de vias.
O acesso às diferentes peças que podem necessitar de reparos na Saveiro é muito fácil, o que diminui consideravelmente o custo de manutenção do veículo.
Seja no compartimento do motor ou na parte inferior do veículo, dificilmente será necessário remover uma peça para alcançar outra. O que não ocorre com os concorrentes da Fiat e da Chevrolet para a troca ou serviço.
Além disso, por compartilhar muitos elementos com os novos Gol e Voyage, a Saveiro tem uma oferta de peças ampla.
Bem como uma rede de suporte autorizado ou oficial espalhada por todo o país.
A média nacional de desvalorização de um automóvel após o primeiro ano de uso, se comprado 0 km, gira no patamar dos 15,5%.
Este índice significa uma perda considerável de valor do veículo na revenda e o segmento de utilitários leves costuma apresentar porcentagens bastante próximas a essa média.
Felizmente, para os proprietários do modelo, a picape Volkswagen tem um índice de desvalorização na faixa dos 12,5%.
Dentro do segmento, a Saveiro desvaloriza menos que a Montana (12,8%) mas perde em valor de revenda para a líder de mercado Strada (11,5%).
Conclusão
Considerando esses e outros pontos já mencionados acima, a Saveiro se apresenta como a segunda melhor opção dentro da categoria.
Ainda que no momento não seja a segunda picape mais vendida no Brasil.
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