Avaliação do Volkswagen UP!
Na nossa avaliação do Volkswagen UP!, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen UP!
À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico.
Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca e com a retirada de linha do Gol G4, a renovação se tornou necessária e desde 2014 esse espaço é do Up!.
Apresentado como conceito em 2007, as semelhanças com o Fusca não se limitavam à categoria e ao preço, uma vez que originalmente o Up! também vinha equipado com motor traseiro.
No modelo finalizado, entretanto, essa solução foi abandonada por um motor dianteiro.
Inicialmente vendido na Europa, desde 2014 o Up! chegou à América Latina, após sofrer adaptações na tampa do porta malas.
Apesar de recente, o Up! já acumula fãs devido à sua versatilidade e ao surpreendente espaço interno
Destaques
O carro também se destaca no quesito segurança, uma vez que a utilização de aços especiais na produção da carroceria garantiu a classificação cinco estrelas nesse quesito no hemisfério sul.
Por fora, este compacto segue a tendência atual para a categoria, com traseira praticamente perpendicular ao chão, teto alto e frente relativamente curta de forma a otimizar o aproveitamento do espaço.
A grade dianteira inteiriça deixa o Up! com uma aparência divertida e agradável e os conjuntos óticos de faróis e lanternas são bem integrados ao design geral do carro.
O interior do carro não foge à regra da categoria de compactos de entrada.
Ele oferece um pacote atraente de características que conta com:
O acabamento é complementado por apliques em preto brilhante no volante e nos painéis.
Com 3,5m de comprimento e 2,4m entre os eixos, o Up! aproveita ao máximo o espaço interno disponível nas dimensões restritas de um compacto.
De um lado a outro, o carro tem 1,6m, e mede 1,5m de altura.
O tanque comporta até 50 litros de combustível e o porta malas tem capacidade equivalente a 285 litros.
Entre as características de segurança disponíveis para todas as versões do Up! está o ESS, sistema de alerta para frenagem de emergência.
O ESS permite que, em caso de acionamento brusco e contínuo dos freios ABS em velocidades acima de 80 km/h, faz com que as luzes de freio pisquem como alerta aos motoristas que vem atrás na via.
Motor
Existem duas opções de motorização para o Up!: 1.0l MPI de 3 cilindros e o 1.0 TSI.
O motr 1.0l MPI de 3 cilindros é capaz de gerar 82 cv com álcool e 75 cv com gasolina.
Já o motor 1.0 TS chega até os 105 cv no álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina.
Outros detalhes importantes do motor TSI são o turbo compressor e a injeção direta do combustível na câmera de compressão permitindo uma queima mais homogênea e, portanto, o rendimento do motor.
Essas duas características são parte do processo de inovação da Volkswagen no Up!, uma vez que o TSI é o primeiro motor 1.0 a utilizar essas tecnologias.
Ambas as motorizações do Up! contam com tecnologia e-flex de partida a frio, que dispensa o “tanquinho” de gasolina utilizado em outras marcas.
A transmissão do Up! pode ser manual, com 5 velocidades, ou automática utilizando o sistema I-MOTION da Volkswagen, com tiptronic.
Versões doVolkswagen UP!
O Up! apresenta diversas opções ao consumidor, de acordo com o perfil preferido de cada um.
Desde o Take Up! – a versão mais básica e “pelada” do carro – até o High Up! – a mais completa – existem pacotes de opcionais e kits para atender a todos os gostos.
Take Up!
O Take Up! é a versão mínima do Up!
Essa versão é equipado com motor 1.0l MPI e câmbio manual, ajuste de altura do banco do motorista, e diversos compartimentos “porta treco” na parte interna.
Além disso, essa versão conta também com limpadores de para-brisa “aerowischer” e o imobilizador elétrico que impede a partida do carro sem a chave no contato da ignição.
Move Up!
O Move Up! é bastante semelhante ao Take Up!, mas inclui ainda painel com “pad” texturizado, computador de bordo “infotrip”, assistência de direção elétrica e sensor de estacionamento “park pilot”.
High Up!
A versão High Up! é a top de linha do modelo.
Essa versão adiciona ao pacote básico uma série de itens como faróis e lanternas para neblina, luzes de indicação de direção nos retrovisores externos e vidros elétricos dianteiros.
Além disso, inclui também ar condicionado, sistema de som instalado – com bluetooth, porta USB, e reprodutor de MP3 – além dos bancos revestidos com couro sintético.
Mais esportiva, a versão Cross Up! é bem parecida com a Move Up! em termos de equipamentos, porém acrescenta frisos laterais, apliques de alumínio na soleira das portas e rack de teto longitudinal.
O Move Up!, o High Up! e o Cross Up! também utilizam o motor 1.0l MPI, podendo receber a opção de câmbio que o consumidor preferir.
As versões Black Up!, Red Up!, e White Up! são bastante parecidas com a High Up!, porém com áreas cromadas e outras nas cores preta, vermelha e branca, respectivamente.
Além disso, também as rodas recebem um aro na cor do veículo, em torno do logotipo da Volkswagen.
A principal diferença, entretanto, é o motor 1.0l TSI, seja com câmbio manual ou automático, bem como o controle de tração M-ABS.
Speed Up!
Por fim, o Speed Up!, a mais esportiva das versões, também conta com o motor turbinado 1.0l TSI e controle de tração.
Além disso, contam também com volante em couro com apliques brilhantes, trava elétrica nas portas dianteiras e traseiras, decoração externa com o tema “Speed” e rodas de liga leve de 15 polegadas.
O motor 10l MPI que equipa a linha inicial do Up! desenvolve até 9,1 km/l em vias urbanas e 9,9 km/l em estradas quando abastecido com álcool.
Quando a gasolina, desenvolve 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l em estradas.
Entretanto, o motor turbo 1.0l TSI entrega potência e economia com até 9,6 km/l urbanos e 11,1 km/l em estradas usando álcool ou 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l rodoviários na gasolina.
De acordo com a fabricante, o Up! é o compacto de manutenção mais barata atualmente no mercado.
Ele alcança a excelente nota 11 no CESVI, que atribui valores de 10 a 60 à análise de tempo e custo de reparo, sendo melhores as notas mais baixas.
Por outro lado, o Up! tem um custo mais alto de revisão periódica a cada 10.000 km do que outros veículos da categoria, o que desequilibra um pouco a conta inicialmente favorável ao compacto alemão.
Conclusão
Em virtude da grande quantidade de itens de série (mesmo na versão mais básica Take Up!), da inovação tecnológica presente no carro, o Up! consegue manter um bom valor de revenda.
Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do UP!
Continue com a gente e confira as melhores ofertas em todo o Brasil do Volkswagen Up!