Avaliação do Fiat Uno

Na nossa avaliação do Fiat Uno, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!

Avaliação do Fiat Uno

Bem vindo a nossa avaliação do Fiat Uno.

Um dos veículos de historia mais longa da linha Fiat, o Uno foi lançado no Brasil em 1984 para substituir o 147.

Em um primeiro momento a família de veículos baseados no modelo – que também contava com a station wagon Elba, o sedã Prêmio e o utilitário Fiorino em versões picape e furgão – sofreu um certo estigma em virtude do design diferenciado concebido pelo estúdio ItalDesign Giugiaro, não tendo muito sucesso no mercado nacional.

Em 1990, com a redução do IPI para motores de até 1000 cm³, a marca italiana apresenta o famoso Uno Mille.
Equipado com motor Fiasa 1.0l, apenas 60 dias após a confirmação da redução no imposto.

Com duas portas e despojado de grande parte dos itens encontrados na versão S – até então a mais básica da linha – o Uno Mille se torna um dos veículos mais vendidos no Brasil.

E acaba por ser considerado referência no segmento de carros populares.

Diferentes versões

Ao longo da década de 1990, o Uno recebe diferentes versões, mais completas, esportivas, ou atualizadas em relação à tecnologia utilizada nos motores, principalmente.

Inicialmente esperava-se que o Mille saísse de linha em 1996, quando o Palio foi apresentado como substituto natural do Uno.

Porém, como o carro já havia caído no gosto do mercado, e continuava vendendo bem, a Fiat manteve a produção do Uno.

Mas em paralelo ao novo modelo, ainda que reduzisse a linha apenas ao modelo de entrada.

Já no início da década de 2000 o motor Fiasa é substituído pelo mais moderno e econômico FIRE.

Que equipou o Mille até sua saída de linha em 2014, devido à obrigatoriedade dos freios ABS e de airbag duplo frontal.

Mas para a Fiat, não justificaria o investimento na manutenção de um modelo tão antigo.

Segunda geração

A segunda geração do Uno, chamada simplesmente de Novo Uno, foi apresentada em 2010.

Mas apesar de um design mais moderno, elegante, e com curvas mais suaves, manteve a fidelidade em relação à geração original do modelo.

Todavia graças à filosofia Rouded Square (quadrado arredondado) adotada por outros modelos como o Soul (Kia).

Com essa geração, a Fiat busca principalmente o público jovem e descolado, não só pelo design, mas também pelas cores fortes.

Medindo 3,8 m de comprimento entre eixos de 2,4 m, 1,6 m de largura e 1,5 m de altura, a segunda geração do Uno é bastante espaçosa.

O porta malas tem capacidade para o equivalente a 290 litros de bagagem, enquanto tanque de combustível comporta até 48l.

Entre as opções de motorização disponibilizadas pela Fiat, o Novo Uno pode ser movido pelo Fire EVO 1.0l Flex.

Ele que gera até 75 cv no álcool e 73 cv na gasolina – ou pelo mais forte Fire EVO 1.4l Flex (que entrega 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina), ambos bicombustíveis.

Câmbio

O câmbio mecânico tem 5 velocidades e, dependendo da versão, pode ser transversal ou longitudinal.

Entre os itens de série para todas as versões estão:

1. Pacote High Safety Drive com freios ABS dotados de EBD e duplo airbag frontal
2. Controle de aceleração Drive by Wire
3. Banco traseiro rebatível com 2 posições de recolhimento
4. Econômetro

Versões do Fiat Uno

A linha Uno está dividida em duas categorias de veículos compactos. A Vivace, modelo de entrada, com pacote de acessórios inclusos bastante restritos e exclusivamente equipada com o motor Fire EVO 1.0l e câmbio transversal.

Com 2 ou 4 portas, a linha Vivace não recebeu as alterações estéticas da primeira reestilização do Novo Uno apresentadas pela Fiat em 2014, mantendo, por exemplo, a grade fronteira original com três orifícios na cor do veículo e os faróis com contorno irregular.

A categoria principal, chamada apenas de Novo Uno, tem a primeira diferença em relação à Vivace justamente na grade frontal, que conta com uma barra escura onde estão os orifícios da entrada de ar para o compartimento do motor e nos faróis mais harmoniosos e de linhas simplificadas em relação ao da linha básica.

Além disso, o Novo Uno só está disponível com 4 portas e se apresenta nas subdivisões Attractive, Evolution, Sporting e Way.

Linha Novo Uno

A versão Attractive é a mais simples da linha Novo Uno, utilizando a mesma motorização e câmbio do Vivace.

Entre os itens que diferenciam ambos, além do design, encontram-se: chave desmodrômica, computador de bordo com 6 funções e computador de bordo B complementar, direção hidráulica, ESS para sinalização de frenagens bruscas, faróis de neblina, função Lane Change na alavanca da seta de direção e volante com botões de controle do computador de bordo.

Já o Novo Uno Evolution passa a utilizar o Fire EVO 1.4 como propulsor e transmissão longitudinal.

Entre os diferenciais estão o sistema Start & Stop de acionamento e desligamento automático do motor, rádio USB MP3 & WMA com RDS, melhorias de acabamento e revestimento internos, My Car Fiat para personalizar funções do carro, indicador de troca de marcha e Welcome Moving que verifica o quadro de instrumentos.

A versão Sporting, como o nome indica, tem pegada mais esportiva e dinâmica, com motorização 1.4l e câmbio transversal.

Características

Além dos itens encontrados nas outras versões, conta com palhetas de limpeza dos para-brisas com tecnologia Flat Blade, suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira e minissaias laterais, além de acabamentos específicos da versão, caracterizando a personalidade mais ousada do carro.

Por fim, a versão Way pode ser equipada tanto pelo motor de 1.0l quanto pelo 1.4l, com câmbio transversal em ambos os casos.

Conta com ar condicionado, vidros degradé, calotas integrais exclusivas Way, faróis com máscara negra, e vários acabamentos específicos (a barra preta da grade com os anéis dos orifícios de entrada de ar cromados e o detalhe Way adesivado na lateral, por exemplo).

O motor Fire EVO 1.0l Flex percorre, com etanol, até 10,5 km/l urbanos e 12,9 km/l rodoviários enquanto que, com gasolina, chega até 15,6 km/l na cidade e 20,1 km/l na estrada.

Já o mais potente Fire EVO 1.4l Flex alcança até 10,3 km/l em ruas e 12,8 km/l em rodovias com etanol ou 14,7 km/l urbanos e 19,4 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. 

Uma das principais vantagens do Novo Uno (incluindo a versão Vivace) em relação ao Mille que o antecedeu é o preço de manutenção.

O popular nascido nos anos 1990 já era famoso pelo baixo custo de peças e reparos e a Fiat fixou valores ainda melhores para a nova versão de seu modelo de entrada.

Novo Uno

Assim como outros veículos do segmento popular, o Novo Uno está entre os carros com menor desvalorização no primeiro ano de uso. Assim, ao revender um desses carros, o proprietário perde, em média, 8,7% do valor pago pelo veículo na concessionária.

Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Fiat Uno.

Continue com a gente e confira as melhores ofertas em todo o Brasil do Fiat Uno.

Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem passado por uma revolução silenciosa, mas impactante: a ascensão dos veículos elétricos, e um ótimo modelo dessa categoria é o Nissan Leaf. Este carro tem se destacado como um dos pioneiros e líderes dessa mudança, e seu desempenho e design moderno são grandes atrativos. Neste artigo, vamos explorar […]

Continuar lendo
Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Se você está procurando por um carro compacto e econômico, sem dúvida, o Mitsubishi Mirage pode ser uma excelente opção. Este carro tem se destacado no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários, desde um design elegante até um bom desempenho na estrada. Além disso, a segurança e a tecnologia do veículo […]

Continuar lendo
Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

O Kwid é um dos modelos mais populares da Renault aqui no Brasil, lançado em 2017 para competir no segmento de carros compactos. Desde então, o veículo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente por seu preço acessível e baixo consumo de combustível. Mas será que esse carro é a opção perfeita […]

Continuar lendo
Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

O Citroën C3 é um carro compacto que se destaca por seu design moderno e suas muitas funcionalidades. Com linhas elegantes e modernas, o carro chama a atenção por onde passa. O modelo tem diversos detalhes que o tornam ainda mais especial, como os faróis em LED e as rodas de liga leve. Além disso, […]

Continuar lendo
Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

Avaliação do Volkswagen Crossfox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Crossfox! O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Além disso, outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Crossfox

Avaliação do Renault Sandero

Neste artigo, vamos fazer uma avaliação do Sandero. Fruto da interação entre Renault e sua subsidiária Dacia, da Romênia, o Sandero é um hatchback compacto montado sobre a mesma plataforma do Logan e do Clio III europeu. Embora derivado do Logan, o Sandero se destaca de sua inspiração por se colocar num segmento mais equipado […]

Continuar lendo
Avaliação do Renault Sandero

Avaliação do Fiat Uno

Bem vindo a nossa avaliação do Fiat Uno. Um dos veículos de historia mais longa da linha Fiat, o Uno foi lançado no Brasil em 1984 para substituir o 147. Em um primeiro momento a família de veículos baseados no modelo – que também contava com a station wagon Elba, o sedã Prêmio e o […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Uno

Avaliação do Fiat Palio

Bem vindo a nossa avaliação do FIat Palio. Ocupando o nicho dos carros populares compactos desde 1996, o Palio é um dos principais veículos da italiana Fiat. Desenvolvido especificamente para mercados emergentes , o Palio deu origem a toda uma família de veículos que inclui o sedã Siena (1997), a station wagon Palio Weekend (1997) […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Palio

Avaliação do Chevrolet Celta

Bem vindo a nossa avaliação do Celta. Projetado como o carro acessível a todos, mesmo as camadas da população com menor poder aquisitivo, o Celta apareceu no mercado no ano 2000 prometendo economia, baixo custo de manutenção e linhas atraentes. Sucesso de vendas desde seu lançamento, o modelo de entrada da Chevrolet competia diretamente com […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Celta

Avaliação do Volkswagen Fox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Fox. Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen. Todavia projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Fox

Avaliação do Volkswagen UP!

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen UP! À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico. Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen UP!

Avaliação do Chevrolet Onix

Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Onix. Um dos mais novos modelos a entrar nas linhas de montagem da GM/Chevrolet no Brasil é produzido na fábrica de Gravataí, RS. O Onix é o veículo de entrada da marca norte americana desde 2013, mas seu lançamento oficial aconteceu no ano anterior. Com a missão de […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Onix
Mais notícias de Hatchbacks