Avaliação do Chevrolet Onix
Na nossa avaliação do Chevrolet Onix, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Onix.
Um dos mais novos modelos a entrar nas linhas de montagem da GM/Chevrolet no Brasil é produzido na fábrica de Gravataí, RS.
O Onix é o veículo de entrada da marca norte americana desde 2013, mas seu lançamento oficial aconteceu no ano anterior.
Com a missão de substituir o Corsa na categoria popular, o carro é montado sobre a categoria para carros pequenos da GM, desenvolvida na Coreia, mas a plataforma atual também serve de base para modelos como Cobalt, Sonic, Spin, Prisma, entre outros.
Com um interior confortável e três versões, o Onix ganhou espaço no mercado devido ao preço em conta quando comparado com veículos de outras marcas e seu principal concorrente no mercado nacional é o HB20 (Hyundai).
O Onix utiliza curvas e linhas para dar um visual arrojado ao carro, com para-lamas largos, lanternas integradas à traseira e faróis com máscara negra.
Entretanto o carro possui três conjuntos opcionais de adevisos de carroceria:
No interior o Onix mantém o estilo agradável e de vanguarda da carroceria e com bancos de tecidos utilizando costuras bem destacadas, dando um ar esportivo à cabine do carro.
Entretanto também é possível aplicar adesivos nos painéis do Onix, seguindo os kits disponíveis para o exterior do carro.
Onix Activ 2017
Com o lançamento da linha reestilizada do Onix e Prisma, a Chevrolet resolveu anunciar a chegada do hatch totalmente renovado no segmento dos aventureiros.
O Onix Activ chega ao mercado brasileiro na faixa de R$57.190 para a versão de entrada, que vai até R$62.290 com a versão automática e a versão Activ chega com pneus maiores e rodas exclusivas.
Novidade na parte interna
Dentre as novidades na parte interna do Onix, está o painel redesenhado, com duas cores e um grafismo que se une às forrações de porta, mas o sistema Mylink 3 é inédito no Onix.
Associado ao Onstar, esse sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de chuva e direção elétrica.
Mas o Onix Activ contém uma versão única, com o motor 1.4 “ECO” e transmissão de seis velocidades, manual ou automática.
Concorrentes
Ao chegar no mercado brasileiro, o Onix terá de enfrentar alguns concorrentes que estão na estrada e outros que estão fora dela há algum tempo.
Portanto o principal deles é o Sandero Stepway Easy’R, com câmbio automático e que conta com os mesmo itens da GM, com exceção do sistema Onstar.
O hatch da Renault sai a partir de R$60.100.
Outro concorrente é o Volkswagen Crossfox Imotion, que sai por R$69.990. Mas essa versão fica devendo a câmera de ré, se compararmos com o Onix.
O Hyunday HB20X automático também está na lista dos concorrentes do Activ da Chevrolet. Mas é o mais caro de todos, com preços que partem de R$64.245, e não conta com bancos de couro ou sistema BlueMedia (de entretenimento).
Características do Onix
O Onix, em todas as suas versões, mede 4,1m de comprimento com distância entre eixos de 2,5m – a maior entre todos os veículos de entrada. Mas também possui uma altura de 1,5m e 1,7m de largura (contando os retrovisores externos, a largura chega a quase 2m).
Pesa pouco mais de uma tonelada, tem capacidade para até 54 litros de combustível e um porta malas comporta um volume equivalente a 280 litros.
Versões do Chevrolet Onix
O modelo de entrada da Chevrolet possui três versões, sendo que cada uma delas acrescenta itens em relação ao modelo imediatamente inferior.
O Onix básico, chamado pela fabricante de LS, oferece como itens de série:
A versão intermediária LT, além dos itens do LS, dispõe de travas elétricas nas portas, vidros elétricos na dianteira e chave tipo canivete.
Entretanto o top de linha do Onix, a versão LTZ inclui a central multimídia MyLink, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros e computador de bordo.
Mas ainda assim existe uma versão mais esportiva, o Onix Effect, decorado com adesivos esportivos na carroceria, com volante de base chata, retrovisores em preto brilhante, spoilers na frente e nas laterais e detalhes em vermelho tanto no interior quanto no exterior do carro.
Motor
Em termos de motor, o Onix LS é obrigatoriamente equipado com o 1.0L SPE/4 e gera até 80 cv quando abastecido com álcool etanol e 78 cv com gasolina.
Enquanto o mais luxuoso LTZ e o esportivo Effect possuem apenas 1.4L SPE/4 e com gasolina obtém 98 cv de potência e 106 cv com álcool no tanque.
A versão intermediária LT pode ser equipada com qualquer uma das duas opções de motorização do Onix, ao gosto do consumidor, sendo que ambas utilizam 8 válvulas com controle eletrônico no cabeçote do motor.
Mas as versões LS e LT vem com o motor 1.0L SPE/4 e utilizam transmissão com câmbio manual de 5 velocidades.
Portanto os Onix LT, LTZ e Effect com motor 1.4L SPE/4 e podem optar entre o mesmo câmbio manual ou pela transmissão automática de 6 marchas.
Onix Activ
Além do conforto para o motorista, a viagem para os passageiros do banco traseiro é muito mais tranquila devido às molas e aos amortecedores recalibrados, que garantem mais maciez.
Entretanto, a versão Activ do Onix chega a ser tão gostosa de dirigir quanto a versão LTZ.
O motor 1.4 flex de 106 cv e 13,9 kgfm caiu super bem com o câmbio automático de seis velocidades, garantindo um bom desempenho em trechos rodoviários e em áreas urbanas.
O hatch anda a 120 Km/h com o ponteiro das rotações marcando cerca de 3 mil giros.
No caso da versão automática, as trocas são feitas com rapidez e de forma muito sutil.
Em teste de velocidade, o Onix atingiu os 100 km/h partindo de 0 a 12,8 segundos, contra os 10,7 segundos feitos pelo seu concorrente, HB20X.
Ainda assim, com o motor renovado e a transmissão GF6 de terceira geração, o Onix é menos potente que o Prisma automático, que atingiu os 100 km/h em 11,3 segundos e pesa cerca de sete quilos a menos.
Entretanto, com o seu facelift, o Onix ficou mais leve, porém a versão Activ com seus penduricalhos offroad podem ganhar 20 kg na balança.
Consumo
Mas, como era de se esperar, o consumo do Onix depende muito da opção de motorização utilizada.
As versões LS e LT usando o motor 1.0L SPE/4 aguentam até 9,7 km/l rodando na cidade e 15,6 km/l na estrada quando abastecidos com gasolina e 7,5 km/l urbanos e 11,2 km/l em rodovias usando álcool.
No entanto, os Onix LT, LTZ e Effect com motor 1.4L SPE/4 rodam até 9,1 km/l na rua e 14,3 km/l na estrada.
Além disso, o mesmo ocorre com a disponibilidade de peças de reposição que, com algumas exceções, também são compartilhadas com outros modelos.
Atrativos
Como atrativo para levar os consumidores de volta às concessionárias e manter o nível de serviço ao máximo para o Onix, a Chevrolet tem uma tabela de valores para as revisões periódicas para cada 10.000 quilômetros rodados até a marca de 100.000 km.
Mas é difícil mensurar precisamente o valor de revenda de um carro lançado recentemente, mesmo com um carro com tanto destaque.
Entretanto o Onix tem se destacado anualmente como um dos melhores preços de revenda de 2014 e isso se deve ao fato do seu bom desempenho do carro ao longo de sua vida útil e mecânica de fácil manutenção.
Todavia, esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Onix.
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