Avaliação do Chevrolet Onix

Na nossa avaliação do Chevrolet Onix, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!

Avaliação do Chevrolet Onix

Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Onix.

Um dos mais novos modelos a entrar nas linhas de montagem da GM/Chevrolet no Brasil é produzido na fábrica de Gravataí, RS.

O Onix é o veículo de entrada da marca norte americana desde 2013, mas seu lançamento oficial aconteceu no ano anterior.

Com a missão de substituir o Corsa na categoria popular, o carro é montado sobre a categoria para carros pequenos da GM, desenvolvida na Coreia, mas a plataforma atual também serve de base para modelos como Cobalt, Sonic, Spin, Prisma, entre outros.

Com um interior confortável e três versões, o Onix ganhou espaço no mercado devido ao preço em conta quando comparado com veículos de outras marcas e seu principal concorrente no mercado nacional é o HB20 (Hyundai).

O Onix utiliza curvas e linhas para dar um visual arrojado ao carro, com para-lamas largos, lanternas integradas à traseira e faróis com máscara negra.

Entretanto o carro possui três conjuntos opcionais de adevisos de carroceria:

No interior o Onix mantém o estilo agradável e de vanguarda da carroceria e com bancos de tecidos utilizando costuras bem destacadas, dando um ar esportivo à cabine do carro.

Entretanto também é possível aplicar adesivos nos painéis do Onix, seguindo os kits disponíveis para o exterior do carro.

Onix Activ 2017

Com o lançamento da linha reestilizada do Onix e Prisma, a Chevrolet resolveu anunciar a chegada do hatch totalmente renovado no segmento dos aventureiros.

O Onix Activ chega ao mercado brasileiro na faixa de R$57.190 para a versão de entrada, que vai até R$62.290 com a versão automática e a versão Activ chega com pneus maiores e rodas exclusivas.

Novidade na parte interna

Dentre as novidades na parte interna do Onix, está o painel redesenhado, com duas cores e um grafismo que se une às forrações de porta, mas o sistema Mylink 3 é inédito no Onix.

Associado ao Onstar, esse sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de chuva e direção elétrica.

Mas o Onix Activ contém uma versão única, com o motor 1.4 “ECO” e transmissão de seis velocidades, manual ou automática.

Concorrentes

Ao chegar no mercado brasileiro, o Onix terá de enfrentar alguns concorrentes que estão na estrada e outros que estão fora dela há algum tempo.

Portanto o principal deles é o Sandero Stepway Easy’R, com câmbio automático e que conta com os mesmo itens da GM, com exceção do sistema Onstar.

O hatch da Renault sai a partir de R$60.100.

Outro concorrente é o Volkswagen Crossfox Imotion, que sai por R$69.990. Mas essa versão fica devendo a câmera de ré, se compararmos com o Onix.

O Hyunday HB20X automático também está na lista dos concorrentes do Activ da Chevrolet. Mas é o mais caro de todos, com preços que partem de R$64.245, e não conta com bancos de couro ou sistema BlueMedia (de entretenimento).

Características do Onix

O Onix, em todas as suas versões, mede 4,1m de comprimento com distância entre eixos de 2,5m – a maior entre todos os veículos de entrada. Mas também possui uma altura de 1,5m e 1,7m de largura (contando os retrovisores externos, a largura chega a quase 2m).

Pesa pouco mais de uma tonelada, tem capacidade para até 54 litros de combustível e um porta malas comporta um volume equivalente a 280 litros.

Versões do Chevrolet Onix

O modelo de entrada da Chevrolet possui três versões, sendo que cada uma delas acrescenta itens em relação ao modelo imediatamente inferior.

O Onix básico, chamado pela fabricante de LS, oferece como itens de série:

A versão intermediária LT, além dos itens do LS, dispõe de travas elétricas nas portas, vidros elétricos na dianteira e chave tipo canivete.

Entretanto o top de linha do Onix, a versão LTZ inclui a central multimídia MyLink, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros e computador de bordo.

Mas ainda assim existe uma versão mais esportiva, o Onix Effect, decorado com adesivos esportivos na carroceria, com volante de base chata, retrovisores em preto brilhante, spoilers na frente e nas laterais e detalhes em vermelho tanto no interior quanto no exterior do carro.

Motor

Em termos de motor, o Onix LS é obrigatoriamente equipado com o 1.0L SPE/4 e gera até 80 cv quando abastecido com álcool etanol e 78 cv com gasolina.

Enquanto o mais luxuoso LTZ e o esportivo Effect possuem apenas 1.4L SPE/4 e com gasolina obtém 98 cv de potência e 106 cv com álcool no tanque.

A versão intermediária LT pode ser equipada com qualquer uma das duas opções de motorização do Onix, ao gosto do consumidor, sendo que ambas utilizam 8 válvulas com controle eletrônico no cabeçote do motor.

Mas as versões LS e LT vem com o motor 1.0L SPE/4 e utilizam transmissão com câmbio manual de 5 velocidades.

Portanto os Onix LT, LTZ e Effect com motor 1.4L SPE/4 e podem optar entre o mesmo câmbio manual ou pela transmissão automática de 6 marchas.

Onix Activ

Além do conforto para o motorista, a viagem para os passageiros do banco traseiro é muito mais tranquila devido às molas e aos amortecedores recalibrados, que garantem mais maciez.

Entretanto, a versão Activ do Onix chega a ser tão gostosa de dirigir quanto a versão LTZ. 

O motor 1.4 flex de 106 cv e 13,9 kgfm caiu super bem com o câmbio automático de seis velocidades, garantindo um bom desempenho em trechos rodoviários e em áreas urbanas.

O hatch anda a 120 Km/h com o ponteiro das rotações marcando cerca de 3 mil giros.

No caso da versão automática, as trocas são feitas com rapidez e de forma muito sutil.

Em teste de velocidade, o Onix atingiu os 100 km/h partindo de 0 a 12,8 segundos, contra os 10,7 segundos feitos pelo seu concorrente, HB20X.

Ainda assim, com o motor renovado e a transmissão GF6 de terceira geração, o Onix é menos potente que o Prisma automático, que atingiu os 100 km/h em 11,3 segundos e pesa cerca de sete quilos a menos.

Entretanto, com o seu facelift, o Onix ficou mais leve, porém a versão Activ com seus penduricalhos offroad podem ganhar 20 kg na balança.

Consumo

Mas, como era de se esperar, o consumo do Onix depende muito da opção de motorização utilizada.

As versões LS e LT usando o motor 1.0L SPE/4 aguentam até 9,7 km/l rodando na cidade e 15,6 km/l na estrada quando abastecidos com gasolina e 7,5 km/l urbanos e 11,2 km/l em rodovias usando álcool.

No entanto, os Onix LT, LTZ e Effect com motor 1.4L SPE/4 rodam até 9,1 km/l na rua e 14,3 km/l na estrada.

Além disso, o mesmo ocorre com a disponibilidade de peças de reposição que, com algumas exceções, também são compartilhadas com outros modelos.

Atrativos

Como atrativo para levar os consumidores de volta às concessionárias e manter o nível de serviço ao máximo para o Onix, a Chevrolet tem uma tabela de valores para as revisões periódicas para cada 10.000 quilômetros rodados até a marca de 100.000 km.

Mas é difícil mensurar precisamente o valor de revenda de um carro lançado recentemente, mesmo com um carro com tanto destaque.

Entretanto o Onix tem se destacado anualmente como um dos melhores preços de revenda de 2014 e isso se deve ao fato do seu bom desempenho do carro ao longo de sua vida útil e mecânica de fácil manutenção.

Todavia, esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Onix.

Continue com a gente e encontre em todo o Brasil as melhores oportunidades do carro Chevrolet Onix.

Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem passado por uma revolução silenciosa, mas impactante: a ascensão dos veículos elétricos, e um ótimo modelo dessa categoria é o Nissan Leaf. Este carro tem se destacado como um dos pioneiros e líderes dessa mudança, e seu desempenho e design moderno são grandes atrativos. Neste artigo, vamos explorar […]

Continuar lendo
Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Se você está procurando por um carro compacto e econômico, sem dúvida, o Mitsubishi Mirage pode ser uma excelente opção. Este carro tem se destacado no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários, desde um design elegante até um bom desempenho na estrada. Além disso, a segurança e a tecnologia do veículo […]

Continuar lendo
Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

O Kwid é um dos modelos mais populares da Renault aqui no Brasil, lançado em 2017 para competir no segmento de carros compactos. Desde então, o veículo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente por seu preço acessível e baixo consumo de combustível. Mas será que esse carro é a opção perfeita […]

Continuar lendo
Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

O Citroën C3 é um carro compacto que se destaca por seu design moderno e suas muitas funcionalidades. Com linhas elegantes e modernas, o carro chama a atenção por onde passa. O modelo tem diversos detalhes que o tornam ainda mais especial, como os faróis em LED e as rodas de liga leve. Além disso, […]

Continuar lendo
Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

Avaliação do Volkswagen Crossfox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Crossfox! O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Além disso, outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Crossfox

Avaliação do Renault Sandero

Neste artigo, vamos fazer uma avaliação do Sandero. Fruto da interação entre Renault e sua subsidiária Dacia, da Romênia, o Sandero é um hatchback compacto montado sobre a mesma plataforma do Logan e do Clio III europeu. Embora derivado do Logan, o Sandero se destaca de sua inspiração por se colocar num segmento mais equipado […]

Continuar lendo
Avaliação do Renault Sandero

Avaliação do Fiat Uno

Bem vindo a nossa avaliação do Fiat Uno. Um dos veículos de historia mais longa da linha Fiat, o Uno foi lançado no Brasil em 1984 para substituir o 147. Em um primeiro momento a família de veículos baseados no modelo – que também contava com a station wagon Elba, o sedã Prêmio e o […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Uno

Avaliação do Fiat Palio

Bem vindo a nossa avaliação do FIat Palio. Ocupando o nicho dos carros populares compactos desde 1996, o Palio é um dos principais veículos da italiana Fiat. Desenvolvido especificamente para mercados emergentes , o Palio deu origem a toda uma família de veículos que inclui o sedã Siena (1997), a station wagon Palio Weekend (1997) […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Palio

Avaliação do Chevrolet Celta

Bem vindo a nossa avaliação do Celta. Projetado como o carro acessível a todos, mesmo as camadas da população com menor poder aquisitivo, o Celta apareceu no mercado no ano 2000 prometendo economia, baixo custo de manutenção e linhas atraentes. Sucesso de vendas desde seu lançamento, o modelo de entrada da Chevrolet competia diretamente com […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Celta

Avaliação do Volkswagen Fox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Fox. Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen. Todavia projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Fox

Avaliação do Volkswagen UP!

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen UP! À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico. Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen UP!

Avaliação do Chevrolet Onix

Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Onix. Um dos mais novos modelos a entrar nas linhas de montagem da GM/Chevrolet no Brasil é produzido na fábrica de Gravataí, RS. O Onix é o veículo de entrada da marca norte americana desde 2013, mas seu lançamento oficial aconteceu no ano anterior. Com a missão de […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Onix
Mais notícias de Hatchbacks