Avaliação do Volkswagen Fox
Na nossa avaliação do Volkswagen Fox, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Fox.
Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen.
Todavia projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel popular.
Disponível com duas ou quatro portas, o Fox também é conhecido no México como Lupo, para evitar um suposto favorecimento da Volkswagen.
Inicialmente, o Fox devia se chamar Tupi, devido ao seu projeto brasileiro, mas a sonoridade do nome não agradou em países de língua inglesa.
Mas após o lançamento da primeira geração do Fox, a linha se desdobrou em acabou recebendo o off-road CrossFox.
Portanto em 2008, penúltimo ano da primeira geração do modelo, o hatch recebe sua primeira alteração visual.
Aproximando-o da aparência da SpaceFox e o CrossFox deixa de exibir a barra de proteção frontal que lhe era característica.
Todavia no mesmo ano de 2008, o Fox teve um recall por parte da Volkswagen.
Entretanto isso foi devido a um buraco no sistema de rebatimento do banco traseiro do carro que gerou ferimentos graves.
Mas o defeito foi corrigido nas edições posteriores do carro com um sistema diferente de rebatimento, adesivos informativos e instruções no manual do proprietário.
Segunda geração
A segunda geração do Fox – lançada em 2009 – novamente mexeu no visual do carro.
Todavia padronizando a grade e para choques com o modelo europeu, além de alterar o interior do veículo, em especial o painel de instrumentos.
Além disso a nomenclatura das versões também é alterada para se equiparar às outras linhas da fabricante alemã.
Mas o Fox passou a se chamar Trend (básica) e Prime (mais luxuosa e completa).
Mas em 2015 surge a terceira e atual geração do Fox, que adota a direção elétrica para aumentar o conforto do motorista.
Contudo também foram acrescentados itens de segurança, como reforços na carroceria para adequar o Fox aos padrões internacionais.
Versões
O Fox e suas versões medem 3,9m de comprimento por 1,9m de largura, com 2,5m entre os eixos e altura de 1,6m.
Apesar de fazerem parte da família do Fox, tanto CrossFox quanto SpaceFox são montados sobre uma plataforma diferente.
Essa plataforma é mais longa, para acomodar as diferentes soluções encontradas pela Volkswagen para a proposta de cada modelo.
Entretanto a linha Fox dispõe de dois motores disponíveis para os compactos.
Mas para modelos mais básicos, a Volkswagen utiliza um motor 1.0l MPI três cilindros que gera até 75 cv com gasolina e 82 cv com álcool.
Entretanto as versões mais potentes podem receber o motor 1.6l MSI de 4 cilindros e tecnologia e-Flex.
Todavia em termos de potência, o motor 1.6l MSI entrega até 110 cv com gasolina no tanque e 120 cv abastecido com álcool.
A transmissão do Fox é oferecida em três variedades, disponíveis de acordo com a versão escolhida.
Os modelos mais básicos ficam restritos ao câmbio manual com 5 velocidades.
Entretanto as versões mais luxuosas podem receber tanto um câmbio manual de 6 velocidades quanto a transmissão automática I-MOTION de 6 marchas com função tiptronic.
Versões do Volkswagen Fox
Mas, além das versões batizadas pela filosofia Volkswagen (Trendline, Comfortline, e Highline, o Fox também conta com três versões específicas do modelo:
O Fox Bluemotion utiliza exclusivamente o motor 1.0l MPI e câmbio manual de 5 marchas.
Contudo o carro vem com um pacote interessante de equipamentos que incluem:
1. Direção com assistência elétrica
2. Ar condicionado analógico
3. Ajuste de altura do banco do motorista
4. Sistema de abertura do porta malas
5. “Easy Trunk” no logotipo VW
6. Aerofólio traseiro
7. Calotas “New Wave”
Na linha padrão Volkswagen, a versão mais simples é a Trendline, com motor 1.0l MPI e câmbio manual de 5 marchas.
Ainda assim no kit de equipamentos estão:
Mas já a versão Comfortline possui:
1. Sistema “Easy Trunk” de abertura do porta malas
2. Sistema de som
3. Aerofólio traseiro
4. Ajustes de profundidade e altura da coluna de direção
5. Retrovisores externos com função tilt-down
6. Aplique preto na coluna central
Top de linha
É a partir da versão Comfortline que o câmbio automático I-Motion torna-se disponível.
Portanto o top de linha da filosofia Volkswagen é o Fox Highline, o mais completo modelo atualmente no mercado.
Equipado exclusivamente com o motor 1.6l MSI e a opção entre a transmissão automática I-MOTION ou câmbio manual com 6 velocidades.
Entretanto no Highline se encontram:
1. Retrovisores com luzes indicadoras de ação (setas) integradas
2. Faróis de neblina com aros cromados
3. Frisos laterais também cromados
4. Pedaleira esportiva
5. Lentes escurecidas nas lanternas traseiras
6. Volante multifuncional.
Série especial
A série especial ilimitada Pepper – todavia mais esportiva que a Highline – vem com:
Todavia entre os itens de série do Fox Pepper estão:
1. Cluster Welcome – que acende o cluster (ou seja, o painel de instrumentos e o console central) com a abertura das portas
2. Sensores de estacionamento frontais e traseiros
3. Controle de tração
4. Sistema de entretenimento com rádio AM/FM, CD, bluetooth, USB, SD e entrada auxiliar
5. Acabamento vermelho em vários detalhes no interior do carro.
Por fim, a versão Track do Fox oferece um pacote de equipamentos que mistura comodidade e esportividade, como:
1. Sistema de som do Pepper
2. Rodas de liga leve “Rock” de 15 polegadas
3. Vidros dianteiros elétricos com função “one-touch” para o motorista
3. Rack de teto longitudinal
O motor 1.0l MPI do Fox alcança até 11,5 km/l na cidade e 16 km/l em rodovias com álcool no tanque.
Entretanto com gasolina faz até 13 km/ urbanos e 20 km/l em estradas.
Já o motor 1.6 MSI chega até 7,6 km/h em ruas e avenidas e 8,4 km/l na estrada se abastecido com álcool
Mas com gasolina atinge cerca de 10,8 km/l urbanos e 12 km/l rodoviários.
Dentre os modelos da categoria intermediária atendida pelo Fox, a manutenção do carro é relativamente barata, como acontece com a maioria dos modelos da Volkswagen.
Entretanto, como também acontece com outros veículos da marca alemã, as revisões periódicas (a cada 10.000 km) apresentam um custo um pouco mais alto do que o praticado por outras fabricantes.
Praticidade
Ainda assim, em virtude da praticidade encontrada na hora de trocar peças – muitas delas compartilhadas entre o Fox e o Gol – e a quantidade de oficinas capazes de executar serviços no Fox, existe bastante espaço para se encontrar um preço menor na hora de resolver algum problema.
Naturalmente que, assim como qualquer automóvel, o Fox desvaloriza assim que sai da concessionária.
Mas a perda entre o carro novo e um carro seminovo com pouco tempo de uso (um ou dois anos) não é tão grande quanto a encontrada em outros veículos que competem pelo mesmo mercado.
Isso se deve tanto pelo gosto do público em relação ao Fox quanto pela confiança na marca Volkswagen.
Todavia esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Volkswagen Fox.
Continue com a gente e confira as melhores ofertas em todo o Brasil do Volkswagen Fox.