Avaliação do Chevrolet Celta

Na nossa avaliação do Chevrolet Celta, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!

Avaliação do Chevrolet Celta

Bem vindo a nossa avaliação do Celta.

Projetado como o carro acessível a todos, mesmo as camadas da população com menor poder aquisitivo, o Celta apareceu no mercado no ano 2000 prometendo economia, baixo custo de manutenção e linhas atraentes.

Sucesso de vendas desde seu lançamento, o modelo de entrada da Chevrolet competia diretamente com o Uno (Fiat), Gol (Volkswagen) e Ka (Ford).

Produzido na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro veículo produzido naquela planta.

O projeto original do Celta foi baseado na união do design da segunda geração do Vectra com a traseira hatchback do Corsa, de quem o modelo também emprestava a motorização 1.0l mpfi.

Essa primeira encarnação do Celta possuía alguns detalhes no interior que agradavam aos consumidores – como o painel parcialmente digital (apenas o velocímetro era analógico) – e outros que receberam críticas, como a ativação da buzina na alavanca de seta.

1º geração

A primeira geração do Celta sofreu algumas alterações em sua mecânica. Em 2002 a fabricante trocou o motor 1.0l mpfi – utilizado pela marca desde 1996, no Corsa -, que gerava 60 cv, pelo 1.0l VHC de 70 cv.

No ano seguinte uma versão 4 portas, e a possibilidade de adquirir o carro com motor 1.4l foram os grandes destaques da linha.

Em 2005 foi lançado um kit de acessórios fora de estrada que podiam ser instalados em qualquer Celta, até mesmo os mais antigos.

Também em 2005, o motor VHC foi substituído pelo VHC FlexPower, 1.0 gerando 70 cv, mas agora bicombustível, aceitando álcool e gasolina em qualquer mistura.

2ª geração

A segunda geração do modelo surgiu com a reestilização baseada na terceira geração do Vectra, realizada em 2006.

Além disso, o design foi alterado em todas as áreas do carro – frente, traseira e interior – mas sem alterações significativas de estrutura.

É nesse momento que a versão sedã – o Prisma – passa a compor a linha Celta, que perde o modelo hatchback com motor 1.4l.

Outra grande mudança aconteceu em 2009, quando o motor 1.0l VHCE substitui o 1.0l VHC, deixando o Celta mais econômico e potente.

Também foi aumentado o tanque de combustível para 54 litros de capacidade.

A linha recebe 3 versões: Life, Spirit e Super.

A Life é a versão mais básica que conta apenas com itens de série.

Em contrapartida, a Spirit conta com para-choques na cor do veículo, limpador e desembaçador do vidro traseiro, e opção para instalação de direção hidráulica.

Já a Super utiliza rodas maiores (14 polegadas, contra as 13” das versões mais simples), e melhor acabamento interno, entre outras pequenas vantagens.

Última geração

2012 apresenta a terceira – e última – geração do Celta ao mercado brasileiro.

Com alterações estéticas na grade frontal, nos para-choques, painel de instrumentos e de controle do ar condicionado, a última geração chega no mercado com força.

Apesar de [pssior elementos visuais, a terceira geração do Celta não alterou a mecânica do modelo, mantendo o motor 1.0l VHCE.

Posteriormente, em abril de 2015 a produção do Celta foi encerrada, sendo substituído pelo compacto Onix nas concessionárias Chevrolet brasileiras (e pelo Spark, no exterior).


O Celta mede 3,8m de comprimento com 2,4m entre os eixos, 1,8m de largura e 1,4m de altura, fazendo com que seja compacto e muito leve, pesando menos de 900 kg no total.

O tanque de combustível, desde 2009, comporta até 54 litros de combustível, enquanto o porta malas tem capacidade para até 260 litros de armazenagem.

Motor

A motorização do Celta é padrão para todas as versões da terceira geração, movidas pelo 1.0l MPFI VHCE FlexPower, de 78 cv quando abastecido com álcool e 77 cv na gasolina.

O câmbio é manual, com 5 marchas, sem opção para transmissão automática.

Versões doChevrolet Celta

A terceira geração do Celta deixou de lado as 3 versões (Life, Spirit, Super) da iteração anterior e apresenta apenas duas possibilidades de distinção do modelo.

A versão básica LT pode ter duas ou quatro portas e dispõe de para-choques na cor do veículo, painel com grafismo (o mesmo utilizado no Agile) e interior renovado, com controles de ar condicionado e ventilação.

Como o Celta LT pretende ser o carro mais barato do catálogo Chevrolet, não oferece muitos opcionais.

Em contrapartida, a versão mais completa Advantage vem com quatro portas, todas as atualizações de estilo e visual que caracterizam a terceira geração (também presentes na versão LT).

Além disso, conta com ar quente de série, direção hidráulica,  protetor de cárter, desembaçador traseiro, vidro dianteiro e travas das portas elétricos e acabamento especial prateado.

Também conta com os itens de segurança – freios ABS e airbag frontal – disponíveis como opcionais na linha básica.

O Advantage herda também a utilização de rodas com 14 polegadas e calotas diferenciadas, semelhantes às do antigo Astra.


Como todo carro popular, o Celta preza pela economia de combustível.

Economia de combustível

O motor 1.0l VHCE FlexPower oferece desempenho e consumo apropriados para a categoria.

Com etanol no tanque, o carro percorre até 9,5 km/l na cidade e até 12,2 km/l na estrada, enquanto se abastecido com gasolina o rendimento chega aos 13,8 km/l urbanos e 16,9 km/l rodoviários.

Além disso, o Celta é um dos carros de manutenção mais fácil, rápida e barata no Brasil, obtendo 20 pontos na análise do CESVI sobre manutenção.

Com custos semelhantes aos do Gol e do Uno, o modelo era o competidor de peso da Chevrolet no segmento de entrada.

Apesar de as concessionárias Chevrolet garantirem ao veículo um amplo acesso a consertos e revisões, deve-se lembrar que o carro saiu de linha em 2015.

Logo, isso dificulta o acesso à peças de reposição.

Além de fácil de revender, o Celta consegue manter um bom preço enquanto seminovo, especialmente no caso das versões mais completas (Super e Advantage).

Conclusão

Em suma, o Corsa foi bem aceito pelo mercado nacional e continua sendo o mais procurado por quem precisa de um carro ágil, leve e econômico para o transporte diário.

Apesar de o Corsa ter saído de linha (o que o desvalorizar mais), não significa necessariamente que a demanda pelo carro deixe de existir.

Certamente, esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Celta.

Aproveite a visita ao nosso blog e confira as ofertas do Chevrolet Celta.

Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem passado por uma revolução silenciosa, mas impactante: a ascensão dos veículos elétricos, e um ótimo modelo dessa categoria é o Nissan Leaf. Este carro tem se destacado como um dos pioneiros e líderes dessa mudança, e seu desempenho e design moderno são grandes atrativos. Neste artigo, vamos explorar […]

Continuar lendo
Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Se você está procurando por um carro compacto e econômico, sem dúvida, o Mitsubishi Mirage pode ser uma excelente opção. Este carro tem se destacado no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários, desde um design elegante até um bom desempenho na estrada. Além disso, a segurança e a tecnologia do veículo […]

Continuar lendo
Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

O Kwid é um dos modelos mais populares da Renault aqui no Brasil, lançado em 2017 para competir no segmento de carros compactos. Desde então, o veículo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente por seu preço acessível e baixo consumo de combustível. Mas será que esse carro é a opção perfeita […]

Continuar lendo
Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

O Citroën C3 é um carro compacto que se destaca por seu design moderno e suas muitas funcionalidades. Com linhas elegantes e modernas, o carro chama a atenção por onde passa. O modelo tem diversos detalhes que o tornam ainda mais especial, como os faróis em LED e as rodas de liga leve. Além disso, […]

Continuar lendo
Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

Avaliação do Volkswagen Crossfox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Crossfox! O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Além disso, outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Crossfox

Avaliação do Renault Sandero

Neste artigo, vamos fazer uma avaliação do Sandero. Fruto da interação entre Renault e sua subsidiária Dacia, da Romênia, o Sandero é um hatchback compacto montado sobre a mesma plataforma do Logan e do Clio III europeu. Embora derivado do Logan, o Sandero se destaca de sua inspiração por se colocar num segmento mais equipado […]

Continuar lendo
Avaliação do Renault Sandero

Avaliação do Fiat Uno

Bem vindo a nossa avaliação do Fiat Uno. Um dos veículos de historia mais longa da linha Fiat, o Uno foi lançado no Brasil em 1984 para substituir o 147. Em um primeiro momento a família de veículos baseados no modelo – que também contava com a station wagon Elba, o sedã Prêmio e o […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Uno

Avaliação do Fiat Palio

Bem vindo a nossa avaliação do FIat Palio. Ocupando o nicho dos carros populares compactos desde 1996, o Palio é um dos principais veículos da italiana Fiat. Desenvolvido especificamente para mercados emergentes , o Palio deu origem a toda uma família de veículos que inclui o sedã Siena (1997), a station wagon Palio Weekend (1997) […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Palio

Avaliação do Chevrolet Celta

Bem vindo a nossa avaliação do Celta. Projetado como o carro acessível a todos, mesmo as camadas da população com menor poder aquisitivo, o Celta apareceu no mercado no ano 2000 prometendo economia, baixo custo de manutenção e linhas atraentes. Sucesso de vendas desde seu lançamento, o modelo de entrada da Chevrolet competia diretamente com […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Celta

Avaliação do Volkswagen Fox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Fox. Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen. Todavia projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Fox

Avaliação do Volkswagen UP!

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen UP! À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico. Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen UP!

Avaliação do Chevrolet Onix

Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Onix. Um dos mais novos modelos a entrar nas linhas de montagem da GM/Chevrolet no Brasil é produzido na fábrica de Gravataí, RS. O Onix é o veículo de entrada da marca norte americana desde 2013, mas seu lançamento oficial aconteceu no ano anterior. Com a missão de […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Onix
Mais notícias de Hatchbacks