Avaliação do Renault Duster
Na nossa avaliação da Renault Duster, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Renault Duster.
Desenvolvida a partir de um conceito da fabricante romena Dacia, subsidiária da Renault naquele país, a SUV Duster foi lançada em 2010, sendo fabricada tanto pela montadora romena quanto pela Renault.
Originalmente, o veículo era utilizado em competições no gelo e é baseado na plataforma B0 compartilhada pela Renault com marcas romena e japonesa.
A Duster foi sozinha a responsável por garantir à marca francesa 36,1% do mercado de SUVs no Brasil.
Em 2013, a Duster foi a terceira SUV mais vendida no mundo, sendo que 70% das unidades estavam sob a marca Renault.
Uma das versões mais curiosas da Duster é a Dacia Duster Army.
Ela é equipada com blindagens na carroceria e reforços estruturais na parte inferior para proteção do motor.
Além disso, conta também com uma metralhadora acoplada ao teto do veículo.
Essa versão foi apresentada pela Dacia em 2013 em um desfile militar na Romênia.
Assim como outras SUVs, a Duster é grande, com 4,3 m de comprimento e 2,8 m entre os eixos, 1,8 m de largura e 1,6 m de altura.
Bastante espaçosa, a cabine acomoda os passageiros com conforto e o porta malas comporta até 475 litros, podendo chegar – depois de recolhidos os bancos traseiros – a um volume de 1600 litros de bagagem.
O tanque de combustível tem capacidade para até 50 litros.
Motor
A Renault oferece a Duster com duas opções de motorização, 1.6 l 16V HI-FLEX que gera até 115 cv com etanol ou 110 cv com gasolina e o mais poderoso 2.0 16V HI-FLEX, capaz de entregar até 148 cv queimando etanol ou 143 cv na gasolina.
A transmissão conta com 3 modelos: manual de 5 velocidades, mecânico de 6 marchas e automático com 4 velocidades.
Além disso, a direção é hidráulica em todas as versões, que também contam com freios ABS e injeção eletrônica multiponto sequencial.
A suspensão traseira independente tipo McPherson com multi-link só está disponível na versão Dynamique 4×4 do veículo.
Versões do Renault Duster
A Duster conta com 2 versões, Expression e Dynamique, sendo elas subdivididas.
A variação é determinada a partir da combinação de motor, transmissão, e tração.
A versão mais simples da SUV, chamada Expression, equipada com o motor de 1.6l e câmbio manual de 5 velocidades.
Tem rodas de aço estampado, que podem ser substituídas por rodas de liga leve como opcionais.
A segunda versão da Duster é a Dinamique 1.6 é conta também com o motor de 1.6l e câmbio manual de 5 marchas.
Essa versão conta com um pacote mais amplo de acessórios de série, que inclui:
A subdivisão Dynamique 2.0 conta com três configurações da Duster, todas equipadas com o motor mais potente que a Renault produz para o modelo e praticamente com o mesmo pacote de acessórios de série apresentado pela Dynamique 1.6.
As combinações possíveis incluem o câmbio mecânico de 6 marchas – único disponível com tração nas quatro rodas – ou o câmbio automático de 4 velocidades.
Além disso, a relação do câmbio nas versões equipadas com transmissão manual é diferente entre cada combinação.
Kits e Opcionais do Duster
Para oferecer maiores personalizações ao consumidor, a Renault oferece kits fechados para instalação nos modelos da Duster.
O primeiro kit oferecido é o Aventura, que inclui uma barra de proteção frontal com farol, alargadores de para-lamas e estribo em plataforma para as laterais da Duster.
Em contrapartida, o kit Conforto acrescenta um apoio central para o braço do motorista e uma câmera de ré acoplada ao MEDIA Nav Evolution, central multimídia Renault.
O kit Estilo instala a mesma proteção frontal do kit Aventura com faróis e substitui os estribos plataforma por estribos tubulares nas laterais.
Por fim, o kit Áudio substitui a central multimídia padrão por um sistema Pioneer com alto falantes de 100 W de potência.
Alguns dos itens disponíveis em kits podem ser adicionados separadamente na Duster. como a câmera de ré.
Por outro lado, alguns opcionais não fazem parte de nenhum dos pacotes de expansão como o alarme volumétrico, o bagageiro de teto, o engate traseiro, porta bicicletas, entre outros.
Em termos de consumo, a Duster se encontra no padrão da categoria SUV, sem se destacar nem positivamente nem de forma negativa.
O motor 1.6l 16V percorre até 6,8 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada com etanol ou 9,6 km/l urbanos e 10,6 km/l rodoviários com gasolina.
Por outro lado, o motor 2.0 16V alcança na cidade até 7,4 km/l e 10,5 km/l em rodovias com álcool ou 10,3 km/l nas ruas e 14,6 km/l em estradas com gasolina.
Dependendo da opção de câmbio, essas médias de consumo mudam drasticamente.
Dessa forma, a autonomia da Duster varia em ruas e estradas em até 2km/l rodoviários e 1 km/l em ambiente urbano com a utilização do câmbio automático.
Manutenção
A manutenção da Duster, ainda que não seja terrivelmente cara, é uma das mais pesadas dentro da categoria SUV.
O preço das peças Renault é basicamente o mesmo quando comparado a outras marcas, mas as revisões periódicas da marca francesa são mais caras.
A rede de assistência, entretanto, é bem distribuída, facilitando encontrar peças e reparos quando necessário.
É na hora de revender a Duster que o carro acaba se tornando menos vantajoso em relação a outras SUVs disponíveis no mercado nacional, em especial a EcoSport (Ford).
A desvalorização do modelo Renault é um dos mais altos no segmento, alcançando 14,1% do valor do carro novo logo no primeiro ano.
Só perde para a Tracker (Chevrolet), que perde até 14,3% do valor do veículo 0 quilômetro.
Espero que você tenha gostado da nossa avaliação da Renault Duster.
Aproveite a visita no blog e confira as ofertas do Renault Duster.